Conhecendo nossa escola.
A Unidade escolar iniciou suas atividades em 16 de fevereiro de 1956, como Grupo Escolar com ensino de 1ª a 4ª série.
O nome da escola foi escolhido como forma de homenagear a falecida professora Claurinice Vieira Caldeira (1925/1955), que foi destaque da sociedade francisquense por se tratar de uma intelectual que dedicou sua curta vida exclusivamente aos estudos e caridade ao próximo. Foi aluna destaque desde pequena conquistando sempre os primeiros lugares, obtendo várias vezes a honra ao mérito. Lecionou gratuitamente preparando os alunos para exames de admissão, atendeu também sem receber remuneração na biblioteca Municipal sendo uma bibliotecária zelosa e dedicada. Como jornalista, publicou diversos artigos nos jornais.
No ano de 1983, foi transformado em Escola Básica com autorização de funcionamento pelo Decreto nº 576 de 28/05/74, oferecendo o ensino de 1ª a 8ª série do 1º grau. A escola ganhou um grande terreno onde foi construído um novo prédio, mais moderno e muito maior, com ampliação do número das salas de aula, biblioteca, pátio coberto, sala para direção e especialistas, secretaria, quadra de esportes. O mesmo teve sua inauguração oficial no ano de 1985.
Em 1988, foi transformado em Colégio Estadual, através da Portaria 127 de 22/03/1988, com o curso profissionalizante de Ensino Médio.
Em 1999 teve finalizada uma reforma parcial e ganhou a ampliação da biblioteca.
Em 2005 com uma bonita solenidade com a presença do Governador do Estado foi reinaugurada, ganhou nessa reforma e ampliação, mais quatro salas de aula, circulação remodelada, mais um pátio coberto, castelo d’água, banheiro para portadores de deficiências físicas e reforma geral das salas de aula, cozinha, banheiros, pisos internos e externos, forros, numa área total de 1.885,70 m².
Atualmente denomina-se EEB. Professora Claurinice Vieira Caldeira (cód. 754000219540), mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, autorizada a funcionar pelo Parecer nº 496/1987 do Conselho de Educação e pelo Decreto nº 21402, de 17/02/1984, no período matutino das 07h 30min às 11h 30min, vespertino das 13h 30min às 17h 30min e noturno das 19h às 22h 35min. Encontra-se em bom estado de conservação com exceção da quadra esportiva que está em estado precário. A unidade escolar está composta com treze salas de aula, um refeitório, quatro banheiros para os alunos, uma cozinha, uma sala de informática, um salão, uma sala direção, uma sala especialistas, uma secretaria, uma biblioteca, dois pátios cobertos, depósito para merenda, almoxarifado, sala de educação física. Todas as dependências administrativas estão equipadas com mesas, armários, cadeiras, estantes, arquivos. As salas de aula estão com carteiras, cadeiras, mesa para o professor e armários novos, também foram contempladas com quadros brancos para que seja evitado o uso do giz. Além do corpo administrativo, docente e discente, poderá também a comunidade utilizar-se da biblioteca respeitando os horários estabelecidos para tal fim. Além dos recursos da instituição para manutenção e aumento de acervos bibliográficos, conta a biblioteca com recursos e doações de terceiros, feitos desinteressadamente e títulos enviados pelo governo federal. A biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 800 títulos, jornais, revistas, mapas e enciclopédias. A sala de informática está equipada com dez computadores, funciona nos três períodos e é muito utilizada pelos professores e alunos para enriquecimento das aulas.
A escola conta com um quadro de dezoito professores efetivos e dezessete Act’s, um especialista, dois assistentes técnicos pedagógicos, um assistente de educação, cinco serventes, seiscentos e setenta e um alunos, um diretor geral e o assessor que administram a escola com auxílio da APP e Conselho Deliberativo.
A organização didática é um fator relevante para o entendimento da proposta pedagógica. Sendo assim, uma proposta curricular não pode meramente ser identificada por uma lista de conhecimentos enciclopédicos, pois desta forma, a escola pode até estar ensinando, mas não tem nenhuma garantia de que o aluno esteja aprendendo. Nesse sentido, a escola também tem a responsabilidade de trabalhar com os alunos questões que possibilitem superar os preconceitos existentes em nosso país (Lei Federal nº 10.639/03 Educação das Relações Étnicas Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana), compreendendo-os como fruto da ignorância capaz de reconhecer nossa responsabilidade diante das exigências de participação democrática na sociedade. Portanto uma escola atualizada e eficiente não pode ignorar o seu próprio tempo, o contexto social, a realidade presente quer revela novas necessidades e exige uma nova forma de buscar o conhecimento A escola deve cumprir com a sua função social de garantir a todos o acesso à cultura e o conhecimento científico historicamente acumulado pela humanidade, na perspectiva da cidadania, para tanto, construiu-se uma proposta pedagógica no sentido de que os direitos sejam respeitados também no cotidiano da escola, nas vivências e experiências educacionais, articulando a prática pedagógica com a família e a comunidade.
A escola participará de todas as atividades cívicas, sociais, literárias, artísticas, esportivas e outras que a comunidade venha a promover. Incentiva os alunos desenvolvendo suas habilidades em diferentes atividades.
meu como as coisass mudaram néh eu n cheguei apegar a escola antiga mais adorii era tudo mais legal gosteii mudou um monte a nossa escola
ResponderExcluirGostaria de saber se os senhores tem uma estudante por nome de Bruna Almeida,ela tem uma página no facebook e esta tendo um relacionamento pela internet e celular mas só liga depois das 23:00.Por favor é apelo de mãe eu preciso saber se essa menina existe.Muito obrigada.
ResponderExcluirai q saudade desse colegio,eu soh turma da escola velha uhu
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